Vintage Kart Brasil Clube - Histórico
HISTÓRICO

VINTAGE KART BRASIL

Categoria idealizada e criada pelo professor de história e restaurador Marcelo Eduardo Afornali.

Marcelo Afornali é filho do lendário preparador de motores, motocicletas e karts Danilo Julio Afornali e desde cedo esteve envolvido no ambiente das competições.

Em 2009, numa visita a um “ferro velho”, Marcelo Afornali encontrou um velho kart enferrujado e numa decisão de impulso, resolveu compra-lo e restaura-lo para brincar aos finais de semana com seu filho, Emilio. Junto com este, vieram muitos outros e assim era gerado o embrião do Vintage Kart Brasil.

Em Novembro de 2009, Marcelo criou o site “Museu do Kart”, que agregou outros aficionados pelo kartismo de época, assim como ex-pilotos, colecionadores e entusiastas sobre a construção e desenvolvimento destas máquinas. Um grande acervo de informações e fotos começou a ser reunido.

Em janeiro de 2010,  foi possível realizar a primeira demonstração de karts históricos no Brasil, num evento chamado Vintage Kart Race, em Atibaia - Sp. Um ano mais tarde, Janeiro de 2011, outra demonstração de karts históricos no SKB 2ª Edição • Interlagos. Seis pilotos participaram, com karts como Morél, Mini 1970 bimotor 250cc, Maxi-Mini, Bug Wasp, etc...

Um grupo no Facebook foi criado, onde centenas de pilotos compartilhavam suas histórias, fotos e vídeos. Mais karts foram restaurados e no dia 19 de Novembro de 2011, aconteceu em Curitiba, no Kartódromo Raceland,  a primeira corrida de karts históricos e clássicos do Brasil: o Grande Prêmio CRK (Classic Racing Kart). Em um evento patrocinado pela Mecânica Riomar Kart Mini e o Portal Kart Online, 19 pilotos com uma grande variedade de equipamentos, que iam da década de 60 ao final da década de 80, fizeram história no kartismo brasileiro.

No ano de 2012, foi realizado o 1º Campeonato Nacional de Karts Antigos, o Vintage Kart Brasil, com 4 etapas divididas entre o estado de São Paulo e o estado do Paraná. Após as etapas de Guaratinguetá, Irati, Araraquara e Curitiba, curiosamente, o campeão do 1º Campeonato Nacional Vintage Kart Brasil era o criador e idealizador da categoria: Marcelo Afornali.

Atualmente, estamos no segundo ano da categoria e ela cresce cada vez mais. No mês de Junho (2013), ela integrou o evento de maior importância do kartismo brasileiro, o Super Kart Brasil - 12ª Edição • Interlagos, realizando duas baterias no final de semana e chamando a atenção de todo o público presente.

Pilotos como o campeão mundial de kart Ruben Carrapatoso, o hexacampeão brasileiro André Nicastro, o campeão pan-americano Fernando Oizumi e o piloto de F-Truck Beto Monteiro, tiveram a chance de apreciar por algumas voltas karts como um Mini Super 1990 e um Mini Brasil 1970, descendo então dos brinquedos com um sorriso que era o mesmo em todos os rostos: O de espanto, alegria e diversão!

Hoje, o Vintage Kart Brasil Clube é uma realidade entre todos os amigos, admiradores e entusiastas da história do kart vintage no Brasil.

Cada participante tráz consigo além de suas máquinas maravilhosas, alegria, amizade e o sentimento de estar participando do resgate da história do kart em nível Mundial. Este é o Vintage Kart Brasil Clube!

Seja bem vindo a esta causa, seja bem vindo a resgate histórico do kart vintage!

Texto: Rodrigo Bernardes - Setembro de 2013





Vintage Kart Brasil Clube | Todos os direitos reservados © | 2013 Home | Histórico | Pilotos | Agenda de corridas | Vintage Kart no mundo | Fotos | Contato