JOSE EDUARDO AVILA

Jose Eduardo Avila fez sua estréia em 1971 com chassis (Cox) emprestado por Dionysio Pastore, motor e pneus emprestados também de outros amigos os quais, não se lembra mais.

Na categoria novatos eram sorteados os lugares de largada. Foi sorteado para largar em P2.

Sem treino e só com aulas (ESPAKA - com Mini banheirinha) sentou num Cox e sentiu a diferença... Não terminou a primeira volta rodando no bacião pra esquerda, levantando umas três ou quatro pessoas que assistiam no meio da grama, isso provocou uma briga de tamanha proporção que ninguém hoje nem imagina.

Depois desta foi trabalhar para arrumar dinheiro para poder correr só retornando em 1978 como contratado da própria empresa de MKT Esportivo, que criou só para vendê-lo a potenciais patrocinadores. A verba era calculada e as provas otimizadas a lhe darem o máximo de prática e de visibilidade.

Montou um esquema com o Waltinho Travaglini onde o auxiliava na Escolinha de Karts e com isso diminuía assim sua despesa, sendo piloto da Escola Travaglini.

Participou de 14 das 16 provas do ano e obteve 9 Vitórias, 11 pole-positions, 2 segundo lugares e 13 entre os cinco primeiros.

Conclusão: Foi Campeão Paulista (por antecipação), Campeão Torneio Jeans Store Lewis, Campeão 50 milhas de Kart e Campeão Taça dos Campeões.

Com esse retrospecto conseguiu vender-se para a Staroup Jeans, grande industria de jeans na época (patrocinadora master da novela Dancing Days/Globo), e com verba e projeção, seguiu para 1979, quando montou um esquema com o Ayrton Senna e assim seriam sócios na oficina. Avila o orientaria na prospecção de patrocinadores e Senna o orientaria na pilotagem, nada mal...

Disputou 14 provas ao longo do ano (1979) e obteve 4 vitórias, 8 pole-positions; 5 segundo lugares e 15 vezes entre os 5 primeiros lugares, sendo Campeão do Torneio Rio/São Paulo, Campeão Grande Premio São Paulo (primeiro turno do Paulista), Vice-Campeão Paulista (segundo turno), Vice-Campeão Taça Cidade de São Paulo, Vice-Campeão Copa Staroup e Vice-Campeão Torneio Canovas (Avaré).

Quarto colocado no Campeonato Brasileiro de Uberlândia e algumas de suas vitórias deve aos seus coachings Dionysio Pastore, Walter Travaglini e Ayrton Senna.

Trabalhou como administrador de várias categorias do automobilismo e hoje, é um grande colaborador do Vintage Kart Brasil Clube, tanto dentro como fora das pistas!

Atua no VKBC dentro da área de consultoria e marketing.





Vintage Kart Brasil Clube | Todos os direitos reservados © | 2013 Home | Histórico | Pilotos | Agenda de corridas | Vintage Kart no mundo | Fotos | Contato