VINTAGE KART NO MUNDO

Vintage Kart no Mundo

A febre vintage no kart é algo que já atingiu diversos continentes e tem várias formas de expressão, desde demonstrações e encontros entre ex-pilotos, mecânicos e proprietários de karts históricos, a corridas e campeonatos com regulamentos e pontuação.

Na Europa, estão cada vez mais em evidência eventos como a “Coppa dei Campioni”, realizada em Jesolo (Itália), e o “International Vintage Kart Meeting” em Ancenis (França), que agregam dezenas de karts das mais diversas épocas; neles, podem ser encontradas figuras que marcaram a história do kart, como o proprietário da fábrica de kart DAP, Angelo Parrilla e o ex-piloto Harm Schurmann; a Inglaterra tem também os eventos organizados pelo British Historic Kart Club, que agrega karts de 1956 a 1982 com o mesmo propósito. Mais recentemente, foi criado o Retro Racer, um campeonato que utiliza karts fabricados até 1982, divididos em diversas classes disputadas em provas de velocidade. Este campeonato consegue reunir mais de 20 karts por classe e é muito competitivo.

Nos Estados Unidos, existem também tanto encontros de karts vintage como competições mais sérias. São famosos os vídeos de karts bimotores deitados (geralmente Margay's com motores BM ou Komet) de 270cc em Daytona, atingindo mais de 135 mph (aproximadamente 220 km/h) nas retas.

Por fim, a Austrália é um país onde o kartismo vintage tem crescido de forma impressionante e tem realizado eventos no mesmo nível europeu. Já está agendado para 21 a 23 de março de 2014 o “Australian Vintage Kart Prix”, que acontecerá em Queensland e pretende reunir amantes do kart vintage do mundo todo.

No Brasil:

Como entidade regulamentada e oficial, o Vintage kart Brasil Clube organiza provas com o sistema de premiação pela regularidade. procura salientar a amizade e o resgate histórico, visando em segundo plano a corrida.

Com o sucesso que o Vintage tem obtido, além de dois Campeonatos Nacionais (2012/2013), foi realizado em 2015 o primeiro Campeonato Brasileiro da categoria, vencido por Marcelo Afornali.

Com a aproximação do Clube à CBA, filiação as entidades oficiais e a oficialização do Clube, promete para 2016 e nos anos seguinte, a disseminação da cultura Vintage, que está tomando conta das pistas brasileiras.

Links:

http://www.retroracer-hks.com/links.html

http://www.vintagekart.4t.com/

http://www.kartcom.com/en/news/2012/12/19/international-vintage-kart-meeting-in-ancenis-france

 





Vintage Kart Brasil Clube | Todos os direitos reservados © | 2013 Home | Histórico | Pilotos | Agenda de corridas | Vintage Kart no mundo | Fotos | Contato